sábado, 27 de janeiro de 2024

5ª Quinzena da cidadania promove tertúlia sobre “Caminhos para o empoderamento da mulher”

                                                        


“Novos caminhos: Mulheres, Cultura e Criatividade” foi tema de conversa entre cerca de 30 representantes de mulheres das comunidades do distrito de Lembá. A iniciativa enquadrou-se na quinta quinzena da cidadania que terminou esta sexta-feira (26/01).

A tertúlia foi um momento de troca de experiências, para falar de preocupações e desafios, assim como da necessidade de se organizarem em rede para encontrar soluções em conjunto, na perspetiva do seu empoderamento económico e social.

Por exemplo, a empreendedora, Iva Rodrigues, manifestou-se animada com o rumo do seu negócio.

“Antes fazia doce de coco, que dava-me muita vantagem. Agora faço gelado. Não tenho medo de trabalho. Posso amarrar 300 plásticos de gelado agora. Tem saída. Eu guardo sempre algum dinheiro. Quando o negócio fica fraco, assim posso retomar. E vou terminar meu curso este ano”, explicou. 
Iva já tinha feito uma formação em gestão.

A literacia financeira foi igualmente abordada. De momento, não há nenhum banco no distrito. Xiquilá, nas suas diversas modalidades, é a única alternativa para fazer poupança. Um grupo de amigos ou colegas de trabalho definem as regras. Ou seja, o montante da contribuição e o calendário rotativo de receção. Não há juros, nem comissões. É uma espécie de um por todos e todos por um. Este modelo está generalizado, nomeadamente na administração pública.

“Assim que eu recebo, tiro 500 Dobras e pago xiquilá. Quando chega a minha vez de receber, compro algumas coisas para casa… gasto de acordo com as minhas necessidades. Assim é minha poupança”, disse uma das participantes, que trabalha na fábrica Fluta Non (Nossos Frutos).

Algumas são pequenas agricultoras e o roubo nas suas parcelas de terra tem sido uma grande dor de cabeça. Maria de Lurdes Cabral herdou um pedaço de terra da sua mãe. 

“ Planto milho, mandioca e batata. Mas os ladrões não deixam. Sou mulher, não tenho marido para ajudar-me. Quando sair do trabalho às 17 horas vou com a minha vizinha ver o campo, porque gente de fora está a roubar muito. Neste momento, é de colheita de milho e já estão a roubar. Estão a tirar milho com lanterna. Há dias, lá na Generosa roubaram 5 cabras, de noite, com vizinhos no quintal. E não se sabe, até agora, quem foram os autores. Este é o problema de São Tomé. A gente gasta para os outros. Já chega”.

Contudo, a resiliência e a perseverança continuam presentes.
                                                                     



“Eu tenho uma parcela de terra. Eu mesmo faço a limpeza do meu terreno, quebra de cacau com a ajuda do meu filho. Trabalhava desde 12 anos na empresa Ribeira Palma Praia e quando distribuíram deram-me uma parcela. Era um dependência de Ponta Figo. Hoje, tenho uma boa vida. Criei sete filhos. Quatro rapazes viajaram, duas meninas saíram com bolsa de estudo, tudo com o meu lote. Pertenço a rede de produção de cacau biológico. Eu vivo mais de agricultura” disse Arnalda Ramos de 58 anos.

Na hora do balanço, as participantes consideraram que o encontro foi interessante.

Rebeca Carvalho, assessora da Câmara Distrital para a área do Turismo, destacou um aspecto “muito importante”.

“Como a mulher deve ser resiliente em vários domínios. Estamos a falar não só do empreendedorismo, mas também de como unir forças para resolvermos os nossos problemas. Aprendemos muito hoje e vamos pôr em prática para ajudar-nos a nós próprias, quanto à sociedade em que estamos inseridas”.

Liudimila Leal, membro da Associação de Mulheres Juristas e facilitadora da tertúlia reconheceu que a “interação foi muito interessante. As mulheres falaram não só dos seus problemas, mas também do seu modo de vida. A mulher pratica naturalmente o empreendedorismo, mas às vezes podem não saber tirar o melhor partido. Trouxemos algumas dicas e demos a conhecer as atualizações feitas no mundo sobre o empoderamento feminino e como é que elas devem se posicionar para participar no desenvolvimento socioeconómico da mulher”.

Atividade idêntica realizou-se em Caué, no último dia da quinta Quinzena da Cidadania.

Sem comentários:

Enviar um comentário