terça-feira, 16 de janeiro de 2024

5.ª Quinzena da Cidadania leva Feira do Livro a São Tomé



No quadro da 5.ª Quinzena da Cidadania, que decorre em São Tomé e Príncipe, está patente no Centro Cultural Português, uma feira de livros, onde se pode encontrar obras de diversos autores, tanto da literatura internacional, como de ciências sociais e livros de literatura infanto-juvenil. Os amantes da literatura africana poderão também deliciar-se com obras de escritores são-tomenses como São Lima, Francisco Costa Alegre ou Pedro Carvalho, bem como livros de Ondjaki, Mia Couto e José Eduardo Agualusa.

A feira do livro que estará patente durante 15 dias no Centro Cultural Português tem como propósito contribuir para a promoção da leitura no país.

Rita Cavaco, em representação da Associação para a Cooperação Entre os Povos, avançou que a feira tem uma oferta diversificada e foram livros “muito seleccionados, uma escolha que nós achamos que é muito rica. Temos mais do que um exemplar de cada livro e penso que os livros serão suficientes. São temáticas relevantes para o desenvolvimento do país e trouxemos também o que foi permitido dentro do orçamento existente. Os preços são os mais baixos que conseguimos, para que sejam mais acessíveis a todos”, disse Rita Cavaco.



O presidente da Federação das Organizações Não Governamentais-Fong STP é de opinião de que a feira é um palco privilegiado para cultivar espírito de leitura na cidadania e que os “livros de autores nacionais estão bem destacados na feira, o que é uma mais-valia. Temos ofertas variadas e encontra-se de tudo um pouco. O importante é adquirir um livro e a preço acessível”, frisou Cristiano Costa.

Para aqueles que se deslocaram ao Centro Cultural Português, o certame apresenta “uma bela escolha de livros. Livros para família mas também para quem gosta de ensaios. É uma iniciativa importante tendo em conta as dificuldades existentes para se pôr os livros a circular no espaço da língua portuguesa”, disse Livia Apa.



“Acho importante e é uma forma de habilitarmos em termos de conhecimento. E o importante é que há livros diversos”, disse Daniel Ramos. David Dias, um dos amantes da literatura, ficou encantado com a “ riqueza das obras patentes. Feira de livro é algo que quase não se faz no país, portanto é uma boa oportunidade. Além disso, tomei contacto com obras de escritores espectaculares como Mia Couto, Ondjaki, a feira está fabulosa. Eu espero que essa iniciativa possa repetir mais vezes”.

“Vi livros na área que fiz mestrado – estudos sobre mulheres. E para mim é bom recordar essas mulheres que contribuíram para a maior participação da mulher na vida política, social e económica. Penso que temos de criar grupos de reflexão e hábitos de leitura. Não gostamos de ler, o nosso dinheiro deve ser investido também no nosso conhecimento”, disse Domitilia Trovoada.

Ainda no quadro das actividades desta 5.ª Quinzena da Cidadania está previsto para esta quarta-feira a Conferência sobre a Cultura e Direitos Humanos.

De realçar que a 5.ª Quinzena da Cidadania é organizada pela FONG STP, a Associação para a Cooperação Entre os Povos, a Associação dos Jornalistas Santomenses e a Associação Santomense de Mulheres Juristas.

O evento que decorre de 15 a 26 deste mês tem como lema” Cultura e Direitos Humanos”. A iniciativa é organizada no quadro dos projectos “Melhor Governação, Mais Direitos, Mais Cidadania” e “Observatório das Políticas e da Governação de São Tomé e Príncipe” e conta com o apoio da União Europeia e da Cooperação Portuguesa.


Sem comentários:

Enviar um comentário