segunda-feira, 15 de janeiro de 2024

Performance de dança e actuação de Orquestra Social Rizoma na CACAU


A Casa das Artes Criação Ambiente e Utopias foi palco na noite de segunda-feira (15) de música, dança e diversão. No quadro da 5.ª Quinzena da Cidadania que decorre no país, foi realizada um espectáculo musical da Orquestra Social Rizoma. Os meninos, adolescentes e jovens encantaram a plateia ao ritmo das batidas e toques das músicas tradicionais são-tomenses, muitas delas já esquecidas.

A noite fechou com a performance de dança da Academia de Artes “O Jardim dos Esquecidos”, na qual foi apresentada uma dança retratando a importância de “olharmos mais a nossa volta, de ajudar os outros e ter empatia”. A performance fez menção também à atenção que os pais devem dar aos filhos, a desvalorização do dinheiro, da luta pelo poder, das desigualdades sociais.



Os participantes aplaudiram a iniciativa e fizeram o apleo para que acções de género sejam realizadas mais vezes. “Nunca tinha visto uma coisa assim. Gostei bastante. No país não temos sempre actividades desta natureza e acho que deveriam fazer mais vezes. Quem organizou está de parabéns”, disse Jeremias Santiago.

Para Adelino Pereira a performance dos meninos foi “ incrível, muito boa. É o resultado de muito trabalho e precisamos disto. É uma forma das crianças expressaram todo o seu talento, energia e ocuparem o tempo livre com coisas boas. A iniciativa é louvável”.

Cristina Pete uma das mães presentes no espectáculo, ficou encantada com a actuação da sua filha: “Gostei imenso. Eles estão todos de parabéns e adorei ver a minha filha, ela estava fantástica. Espero que o país cresça ao nível da arte e de espectáculo, porque bem merecem. Sem dúvida que deveriam repetir esta actuação para que mais pessoas possam ver”.

Foi um momento “de partilha entre crianças, jovens e adultos. A quinzena é uma actividade que a FONG-STP vem realizando há cinco anos e vamos continuar. O objectivo é criar espaços para diálogo, para que todos participem”, explicou Eduardo Elba em representação da FONG-STP.



A Orquestra Social Rizoma surgiu com o objectivo de promover a cultura e pela primeira vez o país tem “uma orquestra social. Mais do que oportunidade, é um desafio para estas crianças. Esta é a idade certa para fazê-los agarrar a nossa cultura. Pegamos nas músicas tradicionais e damos outra roupagem, não ficamos presos aos ritmos do passado”, disse Cismar Carvalho, maestro da Orquestra Social Rizoma.

Jorge Manuel director artístico da Academia de Artes “O Jardim dos Esquecidos” sublinhou na altura que a intenção da academia é “ contribuir qualitativamente para o progresso e crescimento do mercado artístico cénico de São Tomé e Príncipe. Eu acredito que o país tem o potencial necessário, tem crianças e jovens com talentos que podem crescer no mundo das artes para que no futuro STP possa estar representado além fronteiras. Tendo em conta a falta de recursos que temos no país, temos atingido o nível que chegamos com as criaanças para mim é muito bom”, concluiu.

O primeiro ponto alto desta quinzena será já esta quarta-feira, com a conferência de abertura da Quinzena sobre a Cultura e Direitos Humanos, no Centro Cultural Português a partir das 10h.

Recorde-se que a 5.ª Quinzena da Cidadania é organizada pela FONG STP, a Associação para a Cooperação Entre os Povos, a Associação dos Jornalistas Santomenses e a Associação Santomense de Mulheres Juristas. O evento que decorre de 15 a 26 deste mês tem como lema” Cultura e Direitos Humanos”.

A iniciativa é organizada no quadro dos projectos “Melhor Governação, Mais Direitos, Mais Cidadania” e “Observatório das Políticas e da Governação de São Tomé e Príncipe” e conta com o apoio da União Europeia e da Cooperação Portuguesa.


Sem comentários:

Enviar um comentário