quinta-feira, 28 de novembro de 2019

Quinzena da cidadania exibe documentário “ Fitxicêlu”


O Centro Cultural Português foi o palco da exibição do documentário intitulado “ Fitxicêlu ” da jornalista Conceição de Deus Lima. Uma actividade inserida na primeira quinzena da cidadania.

O documentário foi feito em Novembro de 2016 e retrata o drama de muitos idosos de baixa renda que são abandonados pelas famílias e acusados de feitiçaria. Rejeitados pela própria família, alguns idosos são obrigados a viver nas ruas ou em centros de acolhimento. Uma situação que tem vindo a piorar.

A família sendo a âncora destes mais velhos, nem sempre os apoiam principalmente quando começam a ter determinados sinais da própria idade. O Bispo da Diocese Santomense, Dom Manuel António , um crítico nesta matéria, defensor dos idosos, o sociólogo e deputado Danilson Cotu e a autora do documentário foram os convidados para debater .

A acusação da prática de feitiçaria por idosos é cada vez mais frequente no país. E os principais protagonistas da discriminação de pessoas mais velhas são os próprios familiares .

Várias opiniões foram dadas e chegou-se a conclusão de que é necessário que todos contribuam, cada um do seu jeito para diminuir este flagelo em São Tomé e Príncipe.

Sem comentários:

Enviar um comentário