terça-feira, 28 de junho de 2022

Sociedade Civil organiza formação sobre o acesso às informações da dívida pública em STP


No quadro da 4ª edição da Quinzena da cidadania, foi realizada uma acção de formação na plataforma Zoom, para jornalistas e membros da sociedade civil, sobre o acesso às informações da dívida pública. A facilitação foi assegurada por Tim Jones, da Debt Justice.

A Debt Justice é uma organização que promove campanhas de advocacia, com o objetivo de cancelar dívida injusta e perceber as suas causas. Através de campanhas, organização comunitária, investigação e ativismo, procuram reforçar o poder coletivo das pessoas mais afetadas pela dívida privada no Reino Unido e pela dívida pública nos países em desenvolvimento, procurando igualmente reescrever as regras da finança global e construir uma economia justa para todos.

O acesso à informação sobre as dívidas é importante para a responsabilização dos governos e credores, sobre as condições e quais créditos o país deve contrair. São Tomé e Príncipe encontra-se atualmente em situação de sobre-endividamento. Neste contexto, o acesso à informação é essencial para a sociedade civil, jornalistas e cidadãos responsabilizarem os governos e credores sobre os empréstimos contraídos. O caso exposto recentemente da dívida oculta de São Tomé e Príncipe detida pela China-Sonangol demonstra isso mesmo.

Os níveis de endividamento dos países em desenvolvimento têm aumentado significativamente. Atualmente, 60% dos países de rendimento baixo têm de restruturar as suas dívidas ou estão em risco de ter de o fazer. Vários fatores têm contribuído para agravar esta situação, nomeadamente a crise pandémica, a estagnação dos níveis de Ajuda Pública ao Desenvolvimento (APD), o abrandamento do crescimento económico a nível mundial e a subida dos juros causada pelos receios da inflação no contexto da Guerra na Ucrânia.

O aumento dos custos do serviço da dívida e de divisas estrangeiras irá impactar os países dependentes da importação de alimentos e de combustíveis, desviando recursos de áreas fundamentais para o desenvolvimento, como os serviços públicos, medidas para a redução da pobreza, para o desenvolvimento industrial e investimento em infraestruturas. A situação atual obriga a um cancelamento significativo da dívida destes países. Caso contrário, a solução passará por cortes na despesa, com custos humanos e para o desenvolvimento muito significativos.

Esta iniciativa decorre no âmbito da IV Quinzena da Cidadania, promovida pela Federação de Organizações Não Governamentais em São Tomé e Príncipe, pela Associação para a Cooperação Entre os Povos, pela Associação de Jornalistas Santomenses, pela Fundação Novo Futuro e pela Plataforma para os Direitos Humanos e Equidade de Género, com o apoio da União Europeia, da Cooperação Portuguesa e da Eurodad.

2 comentários:

  1. Bună ziua doamnelor și domnilor; Ai nevoie de un împrumut rapid în 24 până la 48 de ore? Dacă răspunsul tău este da, te voi sfătui să aplici pentru un împrumut la noi la Novelty Finance.

    NOVELTY FINANCE oferă soluții financiare. Oferim tot felul de servicii de împrumut (împrumut personal, împrumut afaceri și multe altele). Oferim, de asemenea, opțiuni flexibile și multiple de împrumut, inclusiv împrumuturi garantate și negarantate, împrumuturi pe termen lung și scurt, care sunt adaptate nevoilor dumneavoastră financiare.

    ✓ Aprobare ușoară
    ✓ Durată flexibilă de rambursare 6 - 360 de luni
    ✓ Foarte convenabil - Puteți aplica pentru un împrumut în locul și timpul convenabil.
    ✓ Acces imediat la fondurile dvs. după aprobare.
    ✓ Rata dobânzii subvenționată (3% pe an)
    ✓ Nu veți fi grăbit să rambursați împrumutul, vi se va acorda timp să începeți rambursarea împrumutului.
    ✓ Fără taxe ascunse
    ✓ Veți fi ghidat pe parcursul întregului proces

    Cum se aplică:
    Aplicarea pentru un împrumut la noi este rapidă și ușoară!
    Trimite-ne cererea ta de împrumut prin;
    E-mail: noveltyfinances@gmail.com
    Sună-ne sau trimite-ne un mesaj pe WhatsApp prin: +447915601531.
    Se aplică termenii și condițiile.

    ResponderEliminar
  2. Bună ziua, doamnelor și domnilor, De ce să solicitați un împrumut și să fiți în datorii când puteți investi în criptomonede.

    Sunt Allen Frank din Virginia, SUA.
    Sunt broker, sunt un pasionat de tranzacționarea și investițiile cu criptomonede. Mulți oameni trebuie să fi auzit despre criptomonede (Bitcoin, Ethereum etc) și despre cum oamenii câștigă mulți bani din ea, dar nu știi cum să procedezi. Ei bine, vă aduc o veste bună. Derulez un program de tranzacționare cu criptomonede folosind strategia și analiza mea pentru a obține profituri ridicole. De fapt, poți câștiga peste 10.000 de dolari sau mai mult săptămânal doar prin tranzacționarea și investiția în criptomonede dacă folosești strategia mea.

    Beneficiile sunt că vei învăța întregul proces și strategia și vei ajunge să câștigi într-o săptămână.

    Notă: finanțarea, retragerile și portofoliile sunt efectuate doar de dvs., astfel încât banii dvs. sunt securizat.
    Voi câștiga un comision de 20% la sfârșitul sesiunii de tranzacționare după retragerea cu succes.

    Mai jos sunt informațiile mele de contact:

    E-mail: trustforexbroker@gmail.com
    Text/WhatsApp: +1 (540) 200-8271

    Acesta este un mod foarte sigur și legitim de a face bani. Ne aflăm chiar acum într-o lume a monedei digitale în care 70% din populația lumii folosește moneda digitală, este o oportunitate grozavă pentru tine.

    ResponderEliminar