quarta-feira, 22 de junho de 2022

4ª Quinzena da Cidadania inaugurada com Conferência sobre Direitos de Participação e Cidadania

Da esquerda para a direita: Ana Filipa Oliveira, representante da ACEP, Rui de Carmo, Embaixador
de Portugal em STP, Elísio Camblé, director da Descentralização, Cândido Rodrigues, Pres. da FONG

A quarta Quinzena da Cidadania promoveu no centro Cultural Português a Conferência Pública sobre o tema Direitos de Participação e Cidadania. o evento contou 

O presidente da FONG, Cândido Rodrigues, que desejou êxito na realização desta 4º quinzena, afirma que “existem várias formas de participação. A sociedade civil organizada e os cidadãos em geral podem e devem contribuir também para que estes direitos de participação e cidadania seja uma realidade no nosso país. Entendemos que a governação não é competência da sociedade civil, mas a abertura e o dialogo entre este actor e os legitimados pelo povo para governar é uma mais-valia”.


A representante da Associação para a Cooperação entre os Povos, Ana Filipa Oliveira, constata que “quando iniciamos este processo, em 2019, estávamos longe de imaginar que volvidos três anos, a Quinzena se tornaria uma iniciativa de referência, que demonstra a vitalidade da sociedade civil santomense e o seu papel enquanto agente político e interlocutor credível de diálogo e de construção democrática do país. Na altura, a partir de uma reflexão conjunta entre a ACEP e a FONG, consideramos que era tempo de dar um passo em frente e procurar envolver de forma mais directa os cidadãos e cidadãs nas discussões e nas decisões sobre o presente e o futuro de S. Tomé e Príncipe – e reforçar a intervenção na área dos direitos humanos”.

Na sua intervenção, o embaixador de Portugal em STP, Rui do Carmo, sublinha que se trata de “um projecto que tem ajudado a melhorar os mecanismos de participação cívica e oferecer uma contribuição para o reforço e capacitação da sociedade civil santomense a fim de participar na avaliação e monitorização das politicas publicas, de forma activa e informada”.


O director da Descentralização, Assessoria e Apoio às Autarquias, Elísio Camblé, em representação do Governo santomense, reconhece que “como já foi referenciado, a governação é competência dos dirigentes políticos eleitos. Entretanto, uma sociedade civil organizada e atenta tem direito e dever de participar na governação. A sociedade civil está, muitas vezes, onde o Estado não consegue estar. Por diversas razões, isto leva com que a sociedade civil desperte mais rapidamente do que os decisores para os problemas que afectam a comunidade”.

Depois da sessão de abertura, seguiu-se o painel com intervenções do jurista e investigador santomense, Herlander Medeiros, e do sociólogo e investigador bissau-guineense, Miguel de Barros, com um debate aceso sobre a situação da participação e cidadania em São Tomé e Príncipe.





2 comentários:

  1. Bună ziua doamnelor și domnilor; Ai nevoie de un împrumut rapid în 24 până la 48 de ore? Dacă răspunsul tău este da, te voi sfătui să aplici pentru un împrumut la noi la Novelty Finance.

    NOVELTY FINANCE oferă soluții financiare. Oferim tot felul de servicii de împrumut (împrumut personal, împrumut afaceri și multe altele). Oferim, de asemenea, opțiuni flexibile și multiple de împrumut, inclusiv împrumuturi garantate și negarantate, împrumuturi pe termen lung și scurt, care sunt adaptate nevoilor dumneavoastră financiare.

    ✓ Aprobare ușoară
    ✓ Durată flexibilă de rambursare 6 - 360 de luni
    ✓ Foarte convenabil - Puteți aplica pentru un împrumut în locul și timpul convenabil.
    ✓ Acces imediat la fondurile dvs. după aprobare.
    ✓ Rata dobânzii subvenționată (3% pe an)
    ✓ Nu veți fi grăbit să rambursați împrumutul, vi se va acorda timp să începeți rambursarea împrumutului.
    ✓ Fără taxe ascunse
    ✓ Veți fi ghidat pe parcursul întregului proces

    Cum se aplică:
    Aplicarea pentru un împrumut la noi este rapidă și ușoară!
    Trimite-ne cererea ta de împrumut prin;
    E-mail: noveltyfinances@gmail.com
    Sună-ne sau trimite-ne un mesaj pe WhatsApp prin: +447915601531.
    Se aplică termenii și condițiile.

    ResponderEliminar
  2. Pozdrav svima, svima onima kojih se to možda tiče, ovdje sam da podijelim opipljivo svjedočanstvo o tome kako sam dobio svoju financijsku slobodu od g. Davidsona Alberta. Dobio sam njegov kontakt od kolege na poslu i pokušao sam s njim, uvijek ću mu biti zahvalan što mi je pomogao da dobijem osigurani zajam kojim sam riješio svoje financijske probleme. Ako ste zainteresirani za dobivanje kredita, možete ga kontaktirati putem e-pošte: davidsonalbertloan@gmail.com

    ResponderEliminar