terça-feira, 22 de fevereiro de 2022

Antes do encerramento desta legislatura a Lei de Acesso a Informação poderá ser aprovada


A garantia foi dada pelo porta-voz das bancadas parlamentares que sustentam o governo, nomeadamente MLSTP-PSD e a coligação PCD-MDFM-UDD no final do encontro com as Redes de Boa Governação, dos Jornalistas e das Mulheres Juristas. Foi o culminar de um processo que arrancou há sensivelmente um ano sobre a Lei de acesso a Informação.

Danilo Santos sublinhou a importância deste exercício e garantiu que tudo farão para a concretização deste dossier antes do final desta legislatura.

"A sociedade civil veio advogar sobre a necessidade de se acelerar o processo do anteprojeto que têm sobre o acesso a informação. Achamos de bom grado porque isso vem facilitar o cidadão comum a aceder a um conjunto de informações a um nível. E porque passar essa informação não é cabal a todos os níveis. Existem informações que são segredo de Estado e outros do nível geral. Nós pusemo-nos disponíveis e manifestamos a nossa disponibilidade para que num tempo record antes do encerramento desta legislatura podermos resolver este processo. Acreditamos e tempos fé que será possível. E que vamos mais uma vez ao serviço de STP para mais uma missão", referiu

Áreas como a saúde e ambiente corporizam igualmente este documento que em 2018 havia sido submetido à Assembleia Nacional, mas que não teve continuidade face aspiração da última Legislatura. A proposta em causa sugere a regulamentação assim como a delimitação daquilo que é segredo de Estado e segredo militar, a luz do direito dos cidadãos a informação no âmbito de uma Democracia plural no País. A Lei que se pretende que tenha uma eficácia efectiva, propõe um prazo de cinco e 10 dias para satisfação da petição por um cidadão nacional sob pena dos infractores virem a ser sancionados.

Ainda na ronda de advocacia a rede da Sociedade Civil para a Boa Governação quer que o Conselho Consultivo da Sociedade Civil volte a constar na orgânica do governo. Para o efeito uma delegação desta rede reuniu-se com o Ministro da Presidência do Conselho de Ministros, Assuntos Parlamentares e Novas Tecnologias, Wuando Castro.

Durante o encontro a Rede aproveitou para demonstrar a sua disponibilidade para trabalhar em parceria com o Governo na operacionalização do Conselho Consultivo e abordou outros projectos em carteira , como a promoção dos mecanismos de participação ao nível distrital, no quadro das actividades do seu plano de advocacia.

Esta acção insere-se no âmbito do projeto “Mais Participação, Mais Cidadania”, que tem por objectivo a melhoria dos processos democráticos e de participação cívica em São Tomé e Príncipe, com o apoio da U.E. e Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P.

1 comentário:

  1. Bună ziua doamnelor și domnilor; Ai nevoie de un împrumut rapid în 24 până la 48 de ore? Dacă răspunsul tău este da, te voi sfătui să aplici pentru un împrumut la Novelty Finance.

    Ma numesc Davina Claire, sunt broker financiar si sunt si consultant financiar. Mi-a atras atenția că multor oameni le este atât de dificil să obțină un împrumut fie de la bănci, fie de la alte instituții financiare, din cauza ratei mari a dobânzii, a garanțiilor insuficiente, a raportului datorie/venit, a scorului de credit scăzut sau a oricăror alte motive. Sunt aici pentru a recomanda oricui care caută un împrumut să contacteze Novelty Finance pentru un împrumut la o rată a dobânzii foarte mică de 3%. Sunt o companie de împrumut de încredere și de încredere și puteți lucra cu ei. Îi puteți contacta prin e-mail: | noveltyfinances@gmail.com | SAU trimiteți un mesaj pe WhatsApp prin +447915601531 pentru mai multe informații.

    NOVELTY FINANCE oferă soluții de finanțare. Oferă tot felul de servicii de împrumut (împrumut personal, împrumut pentru afaceri și multe altele). Ele oferă opțiuni flexibile și multiple de împrumut, inclusiv împrumuturi garantate și negarantate, împrumuturi pe termen lung și scurt, care sunt adaptate nevoilor dumneavoastră financiare.

    Ce primești atunci când aplici cu Novelty Finance:
    • Acces imediat la fondurile dumneavoastră după aprobare.
    • Rate competitive ale dobânzii (3% pe an)
    • Termeni flexibili de rambursare
    • Aprobare ușoară dacă aveți nevoie de fonduri suplimentare
    • Puteți solicita un împrumut oricând și oriunde.
    • Nu veți fi grăbit să plătiți înapoi împrumutul, vi se va acorda timp să începeți rambursarea împrumutului.
    • Fără taxe ascunse

    Cum se aplică:
    Aplicarea pentru un împrumut este rapidă și ușoară!
    Dacă sunteți interesat să aplicați pentru un împrumut cu Novelty Finance și aveți nevoie de mai multe informații despre oferta de împrumut, trebuie să TRIMITEȚI UN EMAIL la (noveltyfinances@gmail.com) SAU să trimiteți un mesaj pe WhatsApp prin +447915601531 pentru mai multe informații și briefing-uri orale. Se aplică termenii și condițiile.

    ResponderEliminar