quinta-feira, 21 de maio de 2015

“Mais Informação, Mais Participação, Melhor Desenvolvimento” arranca a 21 de Maio


A Federação das ONG em São Tomé e Príncipe (FONG-STP), em parceria com Associação para a Cooperação Entre os Povos (ACEP), vai lançar amanhã, dia 21 de Maio, a campanha nacional de informação e sensibilização “MAIS INFORMAÇÃO, MAIS PARTICIPAÇÃO, MELHOR DESENVOLVIMENTO”, com um debate no Centro Cultural Português, em São Tomé. A sessão inaugural conta com a participação de representantes do Ministério da Justiça e dos Direitos Humanos, da 5ª Comissão Permanente da Assembleia Nacional, da Câmara Distrital de Água Grande, e ainda com o Presidente da FONG-STP e da Presidente da ACEP.

“Pretendemos, com esta série de debates, colocar nas agendas pública, política e mediática a preocupação com o acesso à informação e debater a fraca participação cívica no contexto santomense”, explica o Presidente da FONG-STP, Jorge Carvalho.
Através de um conjunto de materiais de informação e sensibilização – tais como fichas temáticas, cartazes e vídeos – e de debates, a campanha irá contribuir para fomentar a cultura de participação das cidadãs e cidadãos santomenses, criando oportunidades destes se expressarem sobre aspectos relacionados com o desenvolvimento e a governação do país.

Pretende-se ainda mobilizar as Organizações da Sociedade Civil no sentido de influenciar os decisores políticos a criar condições para melhorar a acessibilidade e transparência da informação sobre a gestão da coisa pública.

Durante a campanha, serão organizados debates em todos os distritos, que contarão com a participação das associações, comunidades e poder local.

Esta acção conta com o apoio da TVS, CST, Centro Cultural Português, Câmara Distrital de Caué, Câmara Distrital de Cantagalo, Câmara Distrital de Lobata, Câmara Distrital de Lembá e Câmara Distrital de Mé-Zóchi, e tem a seguinte calendarização:

Data
Distrito
Local
Hora
21 de Maio
Água-Grande
Centro Cultural Português
15h00
28 de Maio
Caué
Centro Paroquial de Angolares
15h00
04 de Junho
Príncipe
Centro Cultural de Príncipe
15h00
11 de Junho
Cantagalo
Câmara Distrital de Cantagalo
15h00
18 de Junho
Lembá
Centro Paroquial de Neves
15h00
25 Junho
Lobata
Centro Paroquial de Guadalupe
15h00
02 de Julho
Mé-Zóchi
Câmara Distrital de Mé-Zóchi
15h00

Esta iniciativa realiza-se no âmbito do projecto Sociedade Civil pelo Desenvolvimento – Comunicação, Capacitação, Advocacia, levada a cabo pela FONG-STP e a ACEP, com financiamento da União Europeia e do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua.

Sem comentários:

Enviar um comentário