quarta-feira, 17 de maio de 2017

“UM DOS NOSSOS SONHOS É QUE A GESTÃO DOS RECURSOS PÚBLICOS E A QUALIDADE DO DESENVOLVIMENTO POSSAM MELHORAR ” .

Eduardo Elba, Secretário Permanente da FONG-STP e Coordenador local do projecto Sociedade Civil pelo Desenvolvimento, fala das grandes marcas deixadas na primeira fase e dos trabalhos para esta se­gunda fase. Aborda ainda questões como transparência e prestação de contas nos últimos anos em São Tomé e Príncipe, e dos grandes desafios da sociedade civil organizada.

Sociedade Civil STP: Já arrancou a segunda fase do projecto sociedade civil. Quais são as principais marcas deixadas na primeira fase do projecto?

Eduardo Elba: O projecto sociedade civil pelo desenvolvimento teve uma primeira fase que durou três anos, entre 2013 e 2016, com o financiamento da União Europeia e da Cooperação Portuguesa. Em Fevereiro deste ano começou a segunda. Em traços gerais, falando das grandes metas alcançadas pela primeira fase, o projecto quando começou em 2013, foi pela primeira que a FONG e suas associadas estiveram envolvidas num projecto dessa natureza. Um projecto de incidência política que visava monitoria e advocacia de políticas públicas, através do reforço de capacidades da sociedade civil. Na altura, nós não tínhamos nenhuma valência nessa abordagem, não havia nenhuma organização da sociedade civil santomense que tinha tido intervenção antes nesta temática. Foi a partir de 2013 que começamos este processo. E em 2016, o projecto terminou a sua primeira fase e uma das grandes marcas que deixou foi a Rádio Comunitária de Porto Alegre. Na altura, constatamos que Porto Alegre tinha grandes dificuldades no acesso à informação. A Rádio Nacional não chegava e quando chegava não era com qualidade desejada. A televisão também. Havia um isolamento total dessas comunidades mais ao sul do país: Porto Alegre, Malanza e Ponta Baleia. Com o projecto conseguimos levar uma rádio comunitária para essas comunidades que permitiu quebrar esse isolamento e facilitar a participação das pessoas no desenvolvimento local.

Outro aspecto a sublinhar foi a produção de um manancial de material de informação e conhecimento. Nós produzimos muitos materiais como boletins, brochuras, estudos, folhetos, cartazes, vídeos, programas radiofónicos e que hoje estão disponíveis no nosso blogue. Basta qualquer cidadão acessar ao nosso blogue que vai ver lá tudo isso. Outro aspecto importante tem a ver com acções de capacitação que realizamos nesse período. Organizamos 33 acções de capacitação para as ONG e para os técnicos da própria FONG, com recurso aos formadores nacionais e estrangeiros. Foram seminários, formações e em formato de intercâmbios. Tivemos a oportunidade de visitar três países de língua portuguesa para perceber com as organizações desses países que tinham mais experiencia que nos nessa área, como é que elas trabalhavam e a partir daí beber da experiencia e adaptar ao nosso contexto local. Passamos por Angola, Moçambique e Brasil. 

Fev/Abr 2017: Boletim informativo e Na Imprensa já disponíveis




Já está disponível para consulta a edição de Fevereiro a Abril de 2017 do boletim informativo SOCIEDADE CIVIL STP. 

Neste boletim, destacamos o arranque da segunda fase do projecto Sociedade Civil pelo Desenvolvimento que vem reforçar e consolidar resultados obtidos na primeira fase. Bolsas de criação jornalística é uma nova abordagem que este projecto propõe no reposicionamento da relação da sociedade civil santomense com os media. Ainda nesta edição, entrevistamos Eduardo Elba, coordenador local do projecto, que nos falou das grandes marcas deixadas na primeira fase e dos trabalhos para esta segunda fase.







Consulte a edição de Fevereiro a Abril de 2017 do boletim digital NA IMPRENSA.

Trata-se de uma compilação de notícias publicadas em jornais online nacionais e internacionais, relacionadas com políticas públicas e boa governação em São Tomé e Príncipe.

Nesta edição, destacam-se seis grandes temas: Cooperação Bilateral e Multilateral, Gestão de Recursos Naturais, Governação, Investimento Estrangeiro, Investimento Público e Sociedade Civil.

NA IMPRENSA é uma ferramenta de trabalho para profissionais de organizações da sociedade civil, investigadores, decisores políticos, entre outros actores de Desenvolvimento.

quinta-feira, 4 de maio de 2017

FONG INFORMA debate o processo eleitoral, as eleições e a governação

São Tomé e Príncipe encontra-se no processo de recenseamento eleitoral, para preparar assim as eleições que se avizinham. Ainda este ano, devem acontecer eleições autárquicas e regionais.

Ouça um grande debate na Rádio Nacional, às sextas e às terças, pelas 14h30, durante este mês de Maio, sobre a participação cidadã na eleições e na governação do país.

O debate junta Deodato Capela, Presidente do CIP, à Waldyner Boa Morte, da ONG Wê Beto.

Pode no entanto, também ouvir o programa aqui.