terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Membros da Rede da Sociedade Civil para a Boa Governação consolidam conhecimento em organização de processos de advocacia

Depois de duas acções de formação em técnicas de advocacia, 15 membros da Rede da Sociedade Civil para a Boa Governação consolidam os seus conhecimentos, e desta com uma acção de formação em Advocacia Social e Comunicação, entre 18 e 22 de Janeiro de 2016 nas instalações da Federação das ONG em São Tomé e Príncipe (FONGSTP).

Durante cinco dias, os membros da Rede aprenderam como organizar uma acção de advocacia tendo em conta os públicos-alvo e os instrumentos de comunicação disponíveis, como explica a formadora Filipa Oliveira: “esta formação incide mais na comunicação. Como é que nós podemos delinear e definir uma campanha de advocacia e como podemos comunicar com vários públicos. Começamos por definir quais é que seriam os temas com os quais queremos trabalhar e a partir dessa identificação, definimos quais os públicos que queremos atingir e como é que podemos fazer essas varias estratégias e a adopção dos diferentes instrumentos de comunicação para comunicar com esses públicos”.

Filipa Oliveira, licenciada em Jornalismo e Técnica de Comunicação da Associação para a Cooperação Entre os Povos (ACEP) – organização parceira da FONG-STP no quadro do projecto Sociedade Civil pelo Desenvolvimento - entende que a maneira como se deve abordar o Governo deve ser diferente da maneira como se deve abordar uma comunidade rural. É preciso adaptar a mensagem ao público que nós queremos envolver nas nossas causas.
Ainda de acordo com a formadora, “fizemos também simulações de como é que podemos preparar uma entrevista e comunicado de imprensa para termos uma presença mais frequente nos media. Os membros da Rede estão, certamente, mais capacitados para organizarem estratégias de advocacia e de influência política, e assim serem parceiro cada vez mais credível no diálogo com o Governo e com as Instituições de Estado”, concluiu.


Para Anita Rodrigues, membro da Rede da Sociedade Civil para a Boa Governação, “Esta formação em Advocacia Social e Comunicação veio enriquecer ainda mais os meus conhecimentos no domínio da advocacia. Aprendemos como lidar com os media para que fiquem comprometidos com as causas que defendemos. Aprendi muito e superou as minhas expectativas”.
A Rede da Sociedade Civil para a Boa Governação é uma estrutura da sociedade civil dinamizada pela FONG–STP para realizar actividades de monitoria de políticas públicas, advocacia e influência política com vista a melhorar a governação, a transparência e a prestação de contas em São Tomé e Príncipe.

Sem comentários:

Enviar um comentário