segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Futuros colaboradores da Rádio Comunitária de Porto Alegre capacitados em jornalismo radiofónico

Doze futuros colaboradores/voluntários da Rádio Comunitária de Porto Alegre receberam certificados pela participação numa acção de capacitação em técnicas de jornalismo radiofónico que aconteceu entre 28 de Julho e 1 de Agosto na Escola Básica de Porto Alegre. Trata-se de uma acção conjunta entre a FONG-STP e a ACEP com o financiamento do UNICEF e surge no quadro do projecto Sociedade Civil pelo Desenvolvimento.
Os jovens de Porto Alegre, Malanza e Ponta Baleia, agora formados, irão assegurar o funcionamento da emissora que foi baptizada de Rádio Yógo pelos moradores locais. Os formandos entendem que esta formação não é suficiente mas de extrema importância, pois representa um primeiro passo para muitos em técnicas de rádio. ‘’Com os conhecimentos aqui adquiridos, podemos dar início aos trabalhos de rádio, mas ainda não podemos dizer que estamos totalmente capacitados. Tivemos uma formação teórica sobre o jornalismo radiofónico e seria importante que tivéssemos a parte técnica’’, conclui Euclander da Costa que falou em nome dos colegas.
Durante cinco dias, Silvério Amorim, jornalista sénior da Rádio Nacional de São Tomé e Príncipe, falou, entre outros temas, sobre escrita jornalística, teorias e técnicas da notícia, fontes de informação e afirma que os formandos aprenderam e estão preparados para conduzir os destinos da Rádio Comunitária de Porto Alegre. No final, o apelo é ‘’que os formandos façam valer o certificado, lendo constantemente, porque a formação de rádio é contínua’’, disse Silvério Amorim.

A FONG-STP perspectiva que a Rádio entre em funcionamento em Outubro. Mas antes disso, os voluntários da Rádio Yógo vão beneficiar de uma segunda formação, esta em técnicas de manuseamento dos equipamentos. Está também na agenda um intercâmbio com a Rádio Tlachá em Neves.

Sem comentários:

Enviar um comentário