segunda-feira, 21 de abril de 2014

FONG-STP continua a capacitar membros
da sociedade civil

A realização do ateliê em Monitoria do Orçamento, entre 14 e 17 de Abril do corrente ano, permitiu a capacitação de 17 membros da sociedade civil santomense e aconteceu nas instalações da FONG-STP.

Esta formação forneceu ferramentas que ajudam o cidadão comum ou uma organização a analisar o Orçamento de Estado, a fazer monitoria e advocacia da governação local e foi orientada por Stélio Bila, Coordenador do pilar de Receitas e Despesas Públicas do CIP de Moçambique. Para a grande maioria dos formandos, tratou-se de um assunto novo, pois, suas organizações não estão envolvidas em actividades de monitoria orçamental e advocacia da boa governação.

Em traços gerais, a capacitação debruçou sobre conceitos básicos das finanças públicas, análise orçamental, sistemas de orçamento aberto e tocou em aspectos como a transparência orçamental, participação e desafios no acesso à informação, advocacia para monitoria orçamental e análise da monitoria orçamental na perspectiva dos direitos humanos no contexto santomense.

Sem comentários:

Enviar um comentário