quarta-feira, 26 de março de 2014

Eleições democráticas e o fenómeno "banho" em debate na rádio

O programa FONG INFORMA deste mês foi gravado na Região Autónoma do Príncipe, com intervenientes locais.

"As eleições democráticas, agenda pública e o fenómeno banho" é o tema em debate na Rádio Nacional hoje a partir das 18h00. Um programa que conta com a participação de Jamil Cassandra (Professor) e Silvestre Umbelina (Engenheiro Agrónomo). 

FONG INFORMA é um espaço mensal de debate e troca de pontos de vista. Sempre às quartas-feiras.

sexta-feira, 21 de março de 2014

FONG-STP capacita nove membros da sociedade civil em ferramentas de comunicação na ilha do Príncipe

FONG-STP realizou de 18 a 20 de Março de 2014 um ateliê de formação em ferramentas de comunicação pela internet no Centro Cultural do Príncipe para ONG’s locais.

A formação que durou três dias capacitou 9 membros da sociedade civil e reforçou as capacidades de comunicação institucional das ONG’s de Príncipe, através de ferramentas como os blogues e as redes sociais. Esta acção insere-se no eixo Capacitação do projecto Sociedade Civil pelo Desenvolvimento a ser executado pela FONG-STP em parceria com ACEP. Esta formação em ferramentas de comunicação visou apoiar as ONG’s a criar e a manter uma presença na internet e  proporcionou aos formandos subsídios que os vão ajudar a mostrar ao mundo as suas acções e buscar apoios.

terça-feira, 4 de março de 2014

Depois de Angola, a RESCBOGOV troca experiências com ONG´s moçambicanas

A Rede da Sociedade Civil para a Boa Governação (RESCBOGOV) realizou entre 25 de Fevereiro e 1 de Março o seu segundo intercâmbio e desta vez com ONG’s moçambicanas. Durante quatro dias, a comitiva santomense, que integrou Eduardo Elba (Secretário Permanente da FONG-STP), Jorge Carvalho do Rio (Presidente da ONG MARAPA) e Deodato Capela (Presidente do CIP santomense) teve contacto com o trabalho de suas congéneres moçambicanas nos domínios de monitoria de políticas públicas, advocacia, transparência e boa governação.

A RESCBOGOV trocou experiências com organizações como o CIP (Centro de Integridade Pública de Moçambique), o MASC (Mecanismo de Apoio à Sociedade Civil), o CESC (Centro de Aprendizagem e Capacitação da Sociedade Civil), o CEP (Fórum de Cidadania Participativa) e o IDPPE (Instituto de Desenvolvimento da Pesca de Pequena Escala) e trouxe consigo dezenas de publicações e outros documentos de extrema importância para a Rede, pois debruçam-se sobre os assuntos que estão na base do seu surgimento.
A Rede da Sociedade Civil para a Boa Governação surge no quadro do projecto "Sociedade Civil pelo Desenvolvimento – Comunicação, Capacitação e Advocacia", uma iniciativa conjunta da FONG-STP e da ONGD portuguesa ACEP.