quinta-feira, 30 de abril de 2015
"Um Olhar sobre as Crianças de São Tomé e Príncipe" apresentado e debatido em S.Tomé
sexta-feira, 24 de abril de 2015
PALOP e Timor-Leste apresentam melhoria na gestão das finanças públicas
O gestor de projectos do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Ricardo Gomes, afirmou, no final do seminário sobre Fiscalização Legislativa do Ciclo Orçamental e Controlo Externo das Despesas Públicas nos PALOP e Timor-Leste, que os políticos e os gestores públicos estão a gerir melhor as finanças públicas dos seus países. Acrescenta que embora esses países não estejam ao mesmo nivel, mas "colocam a questão no centro das suas estrategias de desenvolvimento institucional".
Segundo Ricardo Gomes, "esses países já não estão naquela fase em que o importante é a participação política, mas sim o aprofundamento e a melhoria da qualidade da governação e da democracia", acrescentado ainda que a tendência nos PALOP e Timor-Leste é que "os responsáveis políticos estão a agir de maneira bem mais responsável e com responsabilidade pública perante o cidadão os elegem".
"O tipo de cooperação com os parceiros de desenvolvimento implica a transparência orçamental e o controlo externo independente dessas finanças públicas", o que contribui para tal melhoria, de acordo com Ricardo Gomes.
Fonte: www.noticiasaominuto.com
Fonte: www.noticiasaominuto.com
segunda-feira, 20 de abril de 2015
Rede da Sociedade Civil para a Boa Governação capacitada em técnicas de advocacia
Da esquerda para direita: Manuel Costa - Activista do CIP STP, Cláudia Pedra - Ex-Pres. da Amnistia Internacional Portugal, Eduardo Elba - Secretário Permanente da FONG-STP |
quarta-feira, 15 de abril de 2015
Edição de Janeiro/Março 2015 dos boletins NA IMPRENSA e SOCIEDADE CIVIL STP já se encontram disponíveis
Consulte a edição de Janeiro/Março 2015 do boletim digital NA IMPRENSA.
Trata-se de uma compilação de notícias publicadas em jornais online nacionais e internacionais, relacionadas com políticas públicas e boa governação em São Tomé e Príncipe.
Nesta edição, destacam-se cinco grandes temas: Cooperação Bilateral e Multilateral, Governação, Investimento Estrangeiro, Investimento Público e Sociedade Civil.
NA IMPRENSA é uma ferramenta de trabalho para profissionais de organizações da sociedade civil, investigadores, decisores políticos, entre outros actores de Desenvolvimento.

Já está disponível para consulta a edição de Janeiro/Março 2015 do boletim informativo SOCIEDADE CIVIL STP, que reúne um conjunto de notícias sobre as actividades do projecto, desenvolvidas nos últimos três meses.
Neste boletim, destacamos a instalação da Rádio Comunitária de Porto Alegre e as acções de capacitação que irão permitir o arranque da rádio muito em breve. Destacamos ainda a continuidade das acções de formação em monitoria, bem como o trabalho de advocacia no domínio dos direitos das crianças iniciado pela Federação das ONG em São Tomé e Príncipe juntamente com as suas organizações membro. Em entrevista nesta edição, a professora Alda Bandeira que nos fala participação da sociedade civil na governação local. Anunciamos ainda o lançamento de uma campanha de informação e sensibilização no próximo mês de Maio.
Consulte aqui as edições anteriores de ambos os boletins, realizados no âmbito do projecto Sociedade Civil pelo Desenvolvimento – Comunicação, Capacitação, Advocacia.
“O PODER LOCAL TEM QUE TER A CONSCIÊNCIA DE QUE NÃO É DE COSTAS VOLTADAS PARA A SOCIEDADE CIVIL QUE VAI ALCANÇAR RESULTADOS “
A professora Alda Bandeira analisa a relação entre o poder local e a sociedade civil santomense, e a participação dos cidadãos na governação local. Explica as formas de participação e como as organizações devem estar mobilizadas para que a participação se faça.
Sociedade Civil STP (SCSTP): Que diagnóstico faz, em termos de
participação na governação, da sociedade civil santomense?

A situação relativamente a
participação da sociedade civil no governo local é ainda incipiente. Não é ao
nível do que podemos ver nos países nórdicos, na europa por exemplo. Aqui em
África, haverá países com maior intervenção da população organizada no poder
local do que nós. Como é que a situação está realmente? Neste momento existem
as organizações ao nível de todo o país, mas não há uma relação directa e
intencional do poder local assim que é instalado, a partir das eleições, para
procurar essa articulação com a sociedade civil. Eventualmente com a participação
mais ou menos presente do poder local, mas ainda carecemos de uma estrutura
articulada entre o poder local. Cada uma das autarquias e a região não têm logo
como preocupação fazerem um senso de todas as organizações que existem ao nível
local e estruturar esta presença de uma forma racional e consequente.
SCSTP: No seu entender, qual deve ser a relação entre o poder local e a
sociedade civil?
Desafios e Perspectivas do Desenvolvimento da Região Autónoma do Príncipe em debate
.jpg)
Saiba mais sintonizando a Rádio Nacional de São Tomé e Príncipe pelas 18:00 desta quarta-feira, 15 de Abril.
Para ouvir o programa online, clique aqui.
Subscrever:
Mensagens (Atom)