quinta-feira, 18 de janeiro de 2024

Apresentados projectos co-financiados pela União Europeia em S. Tomé e Príncipe



Os três projectos, nomeadamente “Melhor Governação, Mais Direitos, Mais Cidadania, “Plataforma de OSC para Gestão Delegada” e o “Fortalecimento das OSC de mulheres em São Tomé e Príncipe", obtiveram o co-financiamento da União Europeia no âmbito da linha de reforço das organizações da Sociedade.

Os três projectos cujo financiamento é de 300 mil euros cada, destacam áreas como Direitos Humanos, a boa governação, empoderamento, o reforço das capacidades das mulheres e o turismo responsável.

“O objectivo é financiar e reforçar as Organizações da Sociedade Civil- OSC nos processos de participação, debate público, governação local, controlo democrático e fortalecer as capacidades de intervenção destas organizações”, explicou Sónia Churra, representante da União Europeia no Gabão e São Tomé e Príncipe.

O projecto “Melhor Governação, Mais Direitos, Mais Cidadania desenvolvido pela ACEP , FONG-STP, a Associação dos Jornalistas Santomenses e a Associação Santomense de Mulheres Juristas tem a duração de três anos e visa a implementação de acções no âmbito da “monitoria de governação, criação de base para um possível observatório na área dos Direitos Humanos com antenas em vários locais do país. Actividades de comunicação, influencia política e capacitação sobretudos dos jornalistas também fazem parte do pacote”, avançou a coordenadora do projecto, Rita Cavaco. Segundo esta responsável em torno deste projecto serão realizadas três Quinzenas da Cidadania. 


A “Plataforma de OSC para Gestão Delegada” desenvolvida pela Associação para a Defesa do Património de Mértola que visa potencializar o turismo em São Tomé e Príncipe é outro projecto que mereceu o financiamento de 300 mil euros da União Europeia.

“Pretende-se com o projecto capacitar as organizações da sociedade civil para que possam contribuir melhor para o turismo sustentável e responsável. Com a duração de dois anos e meio o foco é a criaçao de rede de sociedade civil para que haja gestão delegada de turismo verde no país”, disse Helena Rosa da ong OIKOS

O projecto “Fortalecimento das OSC de mulheres” em São Tomé e Príncipe é implementado pela OIKOS e arranca no início de Fevereiro. Com os 300 mil euros o projecto vai incidir-se sobretudo no distrito de Lobata onde algumas acções têm sido desenvolvidas.

“Vamos trabalhar na Praia das Conchas Roça, Praia das Conchas praia, Plancas I e II. Nós esperamos dar o nosso contributo para conseguirmos atingir os objectivos do projecto que inclue também trabalhar nas escolas. Porque só trabalhar com as mulheres não é suficiente. Vamos ouvir as comunidades para podermos ver como melhor capacitar as mulheres locais deste distrito para que sejam líderes” sublinhou Margarida Pereira, coordenadora do projecto.

O trabalho desenvolvido pela ACEP, OIKOS, FONG e ADPM tem contribuido para o desenvolvimento do país. Por isso, Celeste Sebastião assessora de cooperação do Centro Português de Cooperação, na sua intervenção, disse que a aprovação destes projectos por parte da União Europeia “reforça o reconhecimento e a credibilidade do trabalho destas organizações permitindo-lhes desenvolver intervenções mais estruturadas e com uma maior abrangência em prol do desenvolvimento de São Tomé e Príncipe”, frisou.

Por seu lado o representante do ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Comunidades garantiu que o executivo está engajado e que “estamos convencidos que juntos podemos fazer mais para o desenvolvimento económico, cultural e social de São Tomé e Príncipe. Que estes projectos poderão ter cada vez mais impactos transformador nas comunidades onde são executados” , referiu Hermansson Makengo.

A cerimónia de apresentação dos três projectos financiados pela União Europeia decorreu no Centro Cultural Português.

1 comentário:

  1. Bună, sunt Theresa Williams După ce am fost în relație cu Anderson de ani de zile, s-a despărțit de mine, am făcut tot posibilul să-l aduc înapoi, dar totul a fost în zadar, l-am dorit atât de mult înapoi din cauza dragostei pe care o am pentru el, L-am implorat cu tot, i-am făcut promisiuni dar a refuzat. I-am explicat prietenei mele problema mea și ea mi-a sugerat să contactez mai degrabă un vrăjitor care m-ar putea ajuta să fac o vrajă pentru a-l aduce înapoi, dar eu sunt genul care nu a crezut niciodată în vrajă, nu am avut de ales decât să încerc, am a trimis vrăjitorului prin poștă și mi-a spus că nu este nicio problemă că totul va fi bine înainte de trei zile, că fostul meu se va întoarce la mine înainte de trei zile, a făcut vraja și, surprinzător, în a doua zi, era în jurul orei 16:00. M-a sunat fostul meu, am fost atât de surprins, am răspuns la apel și tot ce a spus a fost că îi pare atât de rău pentru tot ce s-a întâmplat încât a vrut să mă întorc la el, că mă iubește atât de mult. Am fost atât de fericit și m-am dus la el. Așa am început să trăim din nou fericiți împreună. De atunci, mi-am promis că oricine cunosc care are o problemă de relație, aș fi de ajutor unei astfel de persoane, trimițându-l la singurul vrăjitor real și puternic care m-a ajutat cu propria mea problemă. E-mailul lui: {drogunduspellcaster@gmail.com}, îi puteți trimite un e-mail dacă aveți nevoie de ajutorul lui în relația dvs. sau în orice alt caz.
    1) Vrăji de dragoste
    2) rezolvarea și vindecarea tuturor bolilor
    3) Leac pe bază de plante pentru orice boală/boală
    4) Vrăji de căsătorie
    5) Vraja de sarcină
    6) Vrăji de despărțire
    7) Vraja morții
    8.) Vrei să fii promovat în biroul tău
    9) vrei să-ți mulțumești iubitul
    10) Loteria
    Contactați acest om grozav dacă aveți vreo problemă pentru o soluție de durată
    prin {drogunduspellcaster@gmail.com}

    ResponderEliminar