segunda-feira, 4 de julho de 2016

Conferência Internacional "Sociedade Civil e Governação" encerra depois de dois dias de reflexão


Durante dois dias, a sociedade civil santomense debateu sobre o seu papel na governação do país. O segundo dia da conferência ficou marcado por duas mesas temáticas: uma sobre a Monitoria de Políticas Públicas e outra sobre a Advocacia Social. Na mesa temática Monitoria de Políticas Públicas foram debatidas questões como:
Qual o papel da sociedade civil na monitoria de políticas públicas?
Como podem as organizações da sociedade civil contribuir para uma melhor governação através deste tipo de processos?
Como é que os poderes públicos olham para estas iniciativas?

Para além do debate em torno destas questões, foi também apresentado o trabalho de Monitoria em Água e Saneamento 2010-2015, realizado pela Rede da Sociedade Civil pela Boa Governação. Esta mesa temática contou com intervenções de Eduardo Elba, Representante da Rede da Sociedade Civil pela Boa Governação, José Dias, Director de Programas de Advocacia no CESC-Moçambique, e Genésio da Mata, Director do Orçamento - Ministério das Finanças.


Na segunda parte do dia debruçou-se sobre a Advocacia Social que contou com intervenções de Mário Moniz, Secretário Executivo da Plataforma das ONG de Cabo Verde, José Manuel, Deputado, e Jorge de Carvalho, representante da ONG MARAPA. Nesta mesa temática falou-se sobre como podem as organizações da sociedade civil trabalhar em conjunto na defesa e promoção dos direitos dos cidadãos. Foi igualmente abordada a metodologia utilizada pelas OSC em todo o mundo no sentido de influenciar as políticas públicas do seu país e foram espelhadas algumas experiências nacionais e internacionais em termos de advocacia social.


A conferência foi encerrada  com a leitura de um comunicado final que enfatizou a pertinência e a importância do projecto Sociedade Civil pelo Desenvolvimento no reforço das capacidades das organizações santomenses e para despertar uma maior consciência do papel da sociedade civil na formulação e monitoria de políticas públicas.

Para ler o comunicado final, clique aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário