quarta-feira, 29 de junho de 2016

Arrancou hoje em S.Tomé a Conferência Internacional "Sociedade Civil e Governação"

O primeiro dia da conferência contou com a participação de largas dezenas de participantes, desde representantes da Sociedade Civil - alguns vindos dos distritos e do Príncipe -, representantes de organizações internacionais e decisores políticos, para debater questões como:
  • Qual o contributo que a sociedade civil pode - e deve - dar na definição e implementação das políticas públicas? 
  • Qual o espaço que a sociedade civil tem actualmente na governação do país? 
  • A sociedade civil é suficientemente activa? 
  • Qual o impacto do projecto Sociedade Civil pelo Desenvolvimento para promover uma maior participação da sociedade civil organizada?
Os trabalhos iniciaram depois da Sessão de Abertura que contou com a participação de: Jorge Carvalho Presidente da FONG-STP, Fátima Proença Presidente da ACEP, e Jorge Fonseca,  Encarregado de Negócios da Embaixada de Portugal em SãoTomé e Príncipe. 

Sessão de Abertura
Depois da projecção do vídeo "Sociedade Civil: Mais Participação para um Melhor Desenvolvimento" (disponível aqui) e de uma breve pausa, retomaram-se os trabalhos com a primeira das quatro mesas temáticas da conferência, dedicada ao tema "Comunicação para o Desenvolvimento". 
Esta mesa foi moderada pelo jornalista Maximino Carlos e contou com as intervenções de: Juvenal Rodrigues,   Presidente da Associação dos Jornalistas Santomenses; José Manuel Noronha,   Representante do Conselho Superior da Imprensa; Alexandre Santos,   Director da Rádio Comunitária Porto Alegre “Yogo” e Sebastião Pires,   Director da Rádio Comunitária de Neves “Tlachá”. 

Mesa Temática 1 

Da parte da tarde, teve lugar a segunda ronda de debates dedicada ao tema "Gestão dos Recursos e Prestação de Contas". Esta mesa temática foi moderada por Daniel Ramos, da ONG ARPA, e contou com intervenções de: Maria Teresa Vitória da ADRA-Angola, José Cardoso,  Secretário Permanente do Comité Nacional da Iniciativa para a Transparência das Indústrias Extractivas e Ricardino Costa Alegre,   Representante do Tribunal de Contas.

Mesa Temática 2 
 
  

Sem comentários:

Enviar um comentário