segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Futuros radialistas formados em práticas de rádio comunitária


Os futuros colaboradores da Rádio Comunitária de Porto Alegre participaram numa acção de formação sobre práticas de rádio comunitária, entre 10 e 14 de Fevereiro, nas Instalações da rádio em Porto Alegre. Tratou-se de uma acção conjunta entre a FONG-STP e a ACEP que surge no quadro do projecto Sociedade Civil pelo Desenvolvimento com o financiamento da União Europeia e co-financiamento da Cooperação Portuguesa.

A formação que foi ministrada por um consultor internacional, Talata Baldé, com largos anos de experiência de rádio comunitária, tinha como objectivos principais fornecer conhecimentos técnicos sobre como elaborar uma grelha de programação para uma rádio comunitária e pistas para preparação dos primeiros programas para que a rádio entre em funcionamento. O jornalista guineense e Coordenador da Rede Nacional das Rádios Comunitárias de Guiné Bissau acredita que depois de cinco dias de formação, os futuros colaboradores da Rádio Comunitária de Porto Alegre estão prontos para começar a fazer a rádio funcionar.
Um dos pontos mais altos da formação, segundo os formandos, foi a partilha de experiência do formador enquanto voluntário de uma rádio comunitária no seu país.  Para Carlota, uma das formandas, “o formador trouxe experiência de rádios comunitárias bem-sucedidas na Guiné-Bissau e isso é bom porque vamos tê-las como exemplos a seguir, porque sentimos que a rádio é cada vez mais nossa”.
Danilson Batista, professor e responsável de programas da Rádio Comunitária de Porto Alegre, afirma que “foram cinco dias de grandes aprendizagens. Eu não fazia ideia da importância de uma rádio comunitária para o desenvolvimento socio-económico de uma comunidade”.
O eleito director da Rádio Comunitária de Porto Alegre, Alexandre Santos, mostra-se extremamente satisfeito e motivado garantindo que “o sonho está prestes a realizar-se. A experiência que o formador nos trouxe é uma coisa animadora. Levantou-se a minha auto-estima ao ouvir a trajectória que uma rádio comunitária fez na Guiné-Bissau apenas com voluntários. Esperemos que os impactos que a rádio comunitária teve na Guiné-Bissau aconteçam também aqui na nossa comunidade”.

A Rádio Comunitária de Porto Alegre está em fase de testes, sendo que a inauguração acontecerá brevemente.

Sem comentários:

Enviar um comentário