_ Portal de Transparência Orçamental de Timor-Leste / Timor-Leste Budget Transparency Portal

Temas: Transparência Orçamental

País ou região de implementação: Timor-Leste

Organizações promotoras: Governo Timorense

Descrição:
O Portal de Transparência Orçamental de Timor-Leste, lançado em 2011, é uma plataforma interactiva com informação sobre a forma como e para onde os recursos disponíveis no orçamento de Estado timorense estão a ser canalizados. Permite o acesso a dados em tempo real e também a informação histórica, monitorando o progresso da execução orçamental do Governo de Timor-Leste.

De acordo com o site, a informação é actualizada diariamente e acessível a todos. É possível pesquisar o orçamento e as despesas por ministério e directório, por programa, categoria ou até mesmo por distrito. Disponibiliza a informação sobre os valores aprovados em orçamento, o que já foi pago, os valores reservados no orçamento e ainda não alocados e os valores já contratados.

Com esta iniciativa, o Governo timorense pretende tornar mais transparente a sua actuação e tornar a informação financeira mais relevante e credível. Este exercício permite também uma maior democratização das decisões do Governo, uma vez que promove a participação cidadã e aumenta a confiança não só dos cidadãos, como também de potenciais investidores.

Além disso, mitiga o risco de corrupção e promove uma cultura de transparência saudável e necessária ao exercício da arte governativa.



Site: 
www.transparency.gov.tl

Sem comentários:

Enviar um comentário