VÍDEOS





PROJECTO MAIS PARTICIPAÇÃO MAIS CIDADANIA


COVID-19 - IMPACTOS EM SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE é uma reportagem sobre os impactos da COVID-19 nos sectores como a educação, saúde, comércio, transporte, transformação, ONG’s, e também sobre as estratégias adoptadas para a sua mitigação em São Tomé e Príncipe. Para visualizar o vídeo, clique aqui.



QUINZENAS DA CIDADANIA – SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE é uma pequena reportagem que fala sobre as quinzenas da cidadania já realizadas em São Tomé e Príncipe. A iniciativa pretende promover o diálogo e o debate entre diferentes actores sobre temas ligados aos direitos de participação, à cidadania, ao ambiente, ao jornalismo e ao desenvolvimento e inclui debates, conversas informais, lançamento de livros, etc. Para visualizar vídeo, clique aqui.


MUDANÇAS CLIMÁTICAS – PONTO DA SITUAÇÃO - é uma pequena reportagem sobre os impactos que as mudanças climáticas têm provocado em São Tomé e Príncipe nos últimos tempos. Um dos exemplos são chuvas diluvianas que abateram sobre o país nos dias 28 e 29 de Dezembro de 2021 que deixou o país numa situação muito caótica. Para visualizar o vídeo, clique aqui.



DEBATE SOBRE ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS 2021 - SEGUNDA VOLTA
- A segunda volta das eleições presidenciais de 2021 será no dia 05 de Setembro e o Presidente da República em exercício cessa o seu mandato a 03 de Setembro. Convidámos 3 juristas para nos ajudar a entender a situação do cargo do PR entre o dia 03 de Setembro e a tomada de posse do novo Presidente. Debate com Vera Cravid, Fortunato Pires e Filinto Costa Alegre. Para visualizar o debate, clica aqui.




DRAMATIZAÇÃO ABUSO SEXUAL DE MENOR - Este vídeo é uma dramatização do Grupo caravana Africana que retracta a situação de uma rapariga menor, estudante, que sobre de abuso sexual do próprio pai. Num lar onde a mãe também é vítima de violência doméstica e conivente com a situação, a menor isola-se e a situação é descoberta com ajuda da professora e de uma colega.
Para visualizar o vídeo, clique aqui.

 


DEBATE DIREITO DAS CRIANÇAS - Junho é considerado o mês da criança por comemorações de datas importantes e marcantes sobre os direitos das crianças. Este ano, 2021, a Rede da Criança e da Juventude, no quadro do projecto, organizou um debate sobre os direitos das crianças em STP. Para visualizar o vídeo, clique aqui.

 



DEBATE LIBERDADE DE IMPRENSA EM STP - A 3 de Maio comemora-se o dia internacional da liberdade de imprensa. Este debate, com diferentes convidados, analisa a situação da liberdade de imprensa em STP em diferentes aspectos e de diferentes perspectivas. Para visualizar o vídeo, clique aqui.

 




COVID-19 EM SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE - IMPACTOS E RESPOSTAS - é uma reportagem sobre o balanço de impacto e respostas nos primeiros meses de emergência sanitária e medidas de contenção impostas pelo governo de São Tomé e Príncipe. Para visualizar o vídeo, clique aqui.



ABUSO SEXUAL DE MENOR - COMO AS CRIANÇAS DEVEM COMPORTAR-SE? - Este vídeo mostra um conjunto de estratégias que as crianças devem adoptar para evitar estar em situação de vulnerabilidade em relação aos agressores sexuais. Explica também em quais situações as crianças devem dizer sim ou não em relação ao comportamento de adultos sobre elas. Para visualizar o vídeo, clique aqui.

 


ABUSO SEXUAL DE MENOR - O PAPEL DOS ADULTOS - O vídeo explica as formas de abuso sexual de menores e os diferentes sinais e comportamentos das crianças quando elas passam por uma situação de abuso. Também dá informações sobre a maneira como os pais devem acompanhar as crianças e deixa-nos dados estatísticos sobre casos de abuso sexual de menores em São Tomé e Príncipe. Para visualizar o vídeo, clique aqui.

 


EMPODERAMENTO DAS RAPARIGAS - Este pequeno vídeo de animação mostra diferentes maneiras através das quais as raparigas podem empodeirar-se. Explica também a razão pela qual as raparigas têm menos oportunidade, fruto da maneira como as raparigas são educadas em relação aos rapazes. Para visualizar o vídeo, clique aqui.







PROJECTO SOCIEDADE CIVIL PELA TRANSPARÊNCIA E INTEGRIDADE


ÍNDICE DE CORRUPÇÃO E GOVERNAÇÃO EM STP 2021 é um pequeno vídeo de animação sobre o Índice de Corrupção e Governação em São Tomé e Príncipe 2021. O Índice é um instrumento de avaliação baseado em diversos indicadores que visam medir os avanços e retrocessos nos esforços de combate à corrupção e de promoção da boa governação no país.


CÓDIGO +239 é uma investigação jornalística da autoria de Ramusel Graça sobre os negócios à volta desse código utilizado para a promoção da prostituição internacional descaracterizada. O código +239 é o indicativo de São Tomé e Príncipe para chamadas telefónicas a partir do estrangeiro. Este código e o plano de numeração de São Tomé e Príncipe são classificados como a maior negociata no sector das telecomunicações nunca antes vista no país. Conheça os contornos do negócio. Para visualizar o vídeo, clique aqui.


EMPREITEIRO FANTASMA 1 é uma reportagem televisiva de investigação da autoria de Wakson Chaúl sobre um esquema de corrupção que envolveu a Câmara Distrital de Lembá e empreiteiros fantasmas. Em causa estão dinheiros públicos transferidos para privados para a construção e reabilitação de conduta de água em duas comunidades do distrito, mas as obras não foram feitas e sem se sabe o paradeiro dos empreiteiros e do dinheiro público. Para visualizar o vídeo, clique aqui.




 MONITORIA DA GOVERNAÇÃO: os três poderes
explica a constituição e o papel de cada um dos três poderes da Administração Pública na execução de recursos públicos: Poder Executivo, Legislativo e Judiciário. Explica também a influência do sector privado na monitorização da governação. Para visualizar o vídeo, clique aqui.


MONITORIA E BOA GOVERNAÇÃO PÚBLICA explica o que é monitoria da governação e quem pode desencadear esse processo. A monitoria da governação é muito importante no processo de desenvolvimento, pois permite que cidadãos de forma organizada acompanhem a aplicação de recursos públicos, diminuindo assim os riscos de práticas de actos de corrupção. Para visualizar o vídeo, clique aqui.


PROCESSO ORÇAMENTAL EM SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE é um pequeno vídeo explica o processo orçamental, as suas fases, os actores e os sectores afectos. O Orçamento Geral de Estado é o principal instrumento de governação de um país, pois a sua aplicação muda a vida das pessoas, famílias e sociedade em geral. O acompanhamento desse processo pelas pessoas e OSC permite conhecer melhor de que forma o Governo gasta os recursos públicos e, a partir dai, influenciar as decisões do executivo. Para visualizar o vídeo, clique aqui.



PROJECTO SOCIEDADE CIVIL PELO DESENVOLVIMENTO


COOPERAÇÃO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO DE SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE
é um filme que mostra depoimentos de diferentes actores de desenvolvimento de STP e que pretende sistematizar informação sobre apoios recebidos para os projectos do sector social, que permita identificar os elementos-chave que determinaram o contexto político e institucional em que estes projetos foram concebidos e implementados.
Para visualizar o vídeo, clique aqui.


SERÁ QUE AS OBRAS PÚBLICAS SERVEM DE FACTO A POPULAÇÃO?
É um filme sobre os bons e os maus exemplos de execução de obras públicas em São Tomé e Príncipe. Tendo como base os relatórios de monitoria às obras, este vídeo mostra a utilidade e a importância de algumas obras públicas terminadas e a falta que fazem as obras que ainda não foram concluídas.
Para visualizar o vídeo, clique aqui.

SOCIEDADE CIVIL ATENTA AO OGE: O CASO DAS OBRAS PÚBLICAS
Este filme retrata um exercício de monitoria ao Orçamento Geral de Estado dos anos 2015 e 2016 na componente de obras públicas realizado pela Rede da Sociedade Civil para a Boa Governação. Trata-se do terceiro exercício de monitoria ao OGE, segundo na vertente de obras públicas. Para visualizar o vídeo, clique aqui.



SOCIEDADE CIVIL: MAIS PARTICIPAÇÃO PARA UM MELHOR DESENVOLVIMENTO  Este vídeo destaca alguns dos resultados alcançados pelo projecto "Sociedade Civil pelo Desenvolvimento - Comunicação, Capacitação, Advocacia", um projecto de reforço das organizações da sociedade civil santomenses em áreas como a monitoria, a advocacia e a influência política. Para visualizar o vídeo, clique aqui. 


CASO AGRIPALMA: O DESPERTAR DA SOCIEDADE CIVIL 
Vídeo que aborda a mobilização da sociedade civil santomense em torno do que ficou conhecido como o "caso Agripalma". Reúne testemunhos dos principais actores deste movimento de cidadania: Adelino Pereira, Bastien Loloum, Celisa Deus Lima, Conceição Deus Lima, Jorge dos Prazes e Manuel Nazaré.
Para visualizar o vídeo, clique aqui. 


 
INFOEXCLUSÃO
"Info-exclusão" dá voz às pessoas que não têm acesso à informação, seja por falta de energia eléctrica, seja por qualquer deficiência ou mesmo pela fraca cobertura da Rádio e Televisão em São Tomé e Príncipe. Este filme procura mostrar como é que o não acesso à informação condiciona a vida das pessoas e aumenta o seu isolamento, sobretudo no meio rural.
Para visualizar o vídeo, clique aqui.


RÁDIO YOGO 97,2 FM
"Rádio Yogo 97,2 FM" é um vídeo sobre o impacto que a Rádio Comunitária de Porto Alegre, Rádio Yogo, está a ter na zona sul do país. Mostra a importância de um veículo de comunicação local no desenvolvimento socio-económico das comunidades de Porto Alegre, Malanza e Ponta Baleia, proporcionando uma nova era para a população dessas localidades.
Para visualizar o vídeo, clique aqui.


UM OLHAR SOBRE AS CRIANÇAS EM SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE
Este vídeo retrata a situação das crianças no país e mostra o trabalho e advocacia a favor do direito das crianças levados a cabo pelas organizações da sociedade civil que trabalham com crianças e jovens. O filme visa sensibilizar os decisores políticos e toda a sociedade sobre o seu papel na protecção das crianças.
Para visualizar o vídeo, clique aqui.



SOCIEDADE CIVIL NO ESTADO DEMOCRÁTICO
Este filme reúne pequenos depoimentos dos diferentes actores da sociedade civil santomense que reflectem sobre a participação e o contributo das OSC no desenvolvimento do país. O filme visa contribuir para o debate sobre o papel da sociedade civil no contexto santomense e dessa forma reforçar a capacidade de intervenção dos cidadãos e das suas organizações no diálogo político e social.
Para visualizar o vídeo, clique aqui.



PEQUENAS ENTREVISTAS



À conversa com Américo Pinto - Presidente da Câmara de Caué 
Américo Pinto fala dos ganhos para o seu distrito e para a sociedade em geral obtidos com o projecto Sociedade Civil pelo Desenvolvimento.
Para visualizar o vídeo, clique aqui.




À conversa com Eduardo Elba - Secretário Permanente da FONG-STP e Coordenador Local do Projecto 
Eduardo Elba faz balanço de três anos de actividades do projecto Sociedade Civil pelo Desenvolvimento.
Para visualizar o vídeo, clique aqui.




À conversa com Danilson Cotú - Deputado à Assembleia Nacional 
Danilson Cotú fala da Rede da Sociedade Civil para a Boa Governação e do papel da sociedade civil na governação de São Tomé e Príncipe.
Para visualizar o vídeo, clique aqui.



À conversa com Manuel Vicente - Líder Associativo de Mato Cana 
Manuel Vicente explica como as acções do projecto Sociedade Civil pelo Desenvolvimento mudou o comportamento dos dirigentes e da população.
Para visualizar o vídeo, clique aqui.



Sem comentários:

Enviar um comentário