_ Afrobarómetro / Afrobarometer

Temas: Participação Cívica; Pesquisa; Opinião

País ou região de implementação: África

Organizações promotoras: Institute for Empirical Research in Political Economy, Ghana Center for Democratic Development, entre outras

Descrição:
Criada em 1999, o Afrobarómetro é uma iniciativa pan-africana de investigação que realiza pesquisas públicas sobre democracia, governação, condições económicas e questões relacionadas, actuando em mais de 35 países. As conclusões das suas pesquisas constituem uma ferramenta ao serviço dos cidadãos do continente africano, que podem assim utilizar a informação nos processos de definição de políticas públicas que afectam as suas vidas.

A informação “de alta qualidade e fiável”, de acordo com o site da organização, está acessível de forma gratuita e pública a todos e pode ser utilizada para fundamentar estudos ou análises realizadas por outros. A rede de recolha está disponível já em todos os países africanos.

O Afrobarómetro, à semelhança de outros barómetros de opinião como o Eurobarómetro ou o Árabo-barómetro, são projectos de pesquisa comparativa transnacional, baseada em amostragens da população. Cada um destes barómetros é implementado de forma independente, apesar de cada equipa nacional utilizar instrumentos de recolha padronizados para compilar dados a nível micro com base numa metodologia de pesquisa comum a todos os países.



Site: 
www.afrobarometer.org

Sem comentários:

Publicar um comentário